2

Módulo Introdutório - Etapa 2 - Atividade em Grupo

Posted by Adriana Sousa on 12:01 in


Oi turma!
Uma das atividades desta semana é em grupo. Para agilizar o trabalho dividi os grupos (abaixo) e coloquei o tema de pesquisa de cada um. Caso seja necessário alterar algo (trocar de grupo ou objeto da pesquisa), me avisem, ok? Tentei fazer o melhor...
Peço que entrem em contato com os colegas para realizar a atividade  o quanto antes para não deixar pra última hora!!
Abraço carinhoso,
Adriana
-----------------------------------------------------------------------




Grupo 1  Tema: Fotolog / Blog
 
André Luis Coutinho Loureiro, Ângela Maria de J. Souza, Marlete Freire
 
Grupo 2 Tema: Podcast
 
Carla Cardoso Brito de Matos,  ISABEL CRISTINA NOVAES DOS SANTOS, Iracema Silva Amorim
 
Grupo 3 Tema: Second Life
 
Gilma Benjoino Oliveira, Eliane dos Santos Barreto Campos, ELISABETH MARIA COUTO
 
Grupo 4 Tema: Wiki
 
arlaine de oliveira Bonfim,  Claudio Matos, Dayana Gomes Leite
 
Grupo 5 Tema: Orkut
 
edina Roseci de Brito Naedzold, Francimar Costa de Andrade Junior, Elda Brito Nunes Andrade
 
Grupo 6 Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Eduardo de Lima Leite,  Lívia Sousa Santos, Milena Alves de Andrade Requião
 
Grupo 7 Tema: Fotolog / Blog

 
Eneida Moreira de Brito, Eda Luz Silva, Cristiane Santos Barreto
 
Grupo 8 Tema: Podcast
 
Thassio Ferreira Alves Pereira,  Rubevaldo Alves Amaral,  Jussara Alves Amaral
 
Grupo 9 Tema: Second Life
 
KLEBER NERY SAMPAIO, Fabricio Pereira da Silva, Hailton Dantas Souza,
 
Grupo 10  Tema: Wiki
 
HELDER LIMA SILVA,  zenilda Souza Pales, MORGANA SILVA ALMEIDA
 
Grupo 11  Tema: Orkut
 
Denilson de Oliveira, Iana Ferraz de Oliveira,  Maria Denize Bezerra dos Santos
 
Grupo 12 Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 
Clazildo Dutra Melo, Cristiane Barbosa Silva, Erika judith lemos pereira


2 Comments


Grupo 12 - Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Clazildo Dutra Melo, Cristiane Barbosa Silva, Erika judith lemos pereira

* Segue a colaboração do Professor Clazildo Melo, VC, 04 de outubro de 2009.

Estamos inseridos numa sociedade complexa, contraditória e inundada de informação útil e fútil fato que exige novas competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida pela educação.
Analisar esta complexidade do contexto social é um importante pressuposto para a compreensão dos diferentes dilemas enfrentados pela educação visto que o que se passa na sociedade tem reflexo na escola e, consequentemente, o que se passa na escola refletirá na sociedade. Por isso, aprender no contexto atual pressupõe o desenvolvimento da capacidade de discernir, questionar e refletir sobre as informações recebidas para se chegar ao conhecimento que é a capacidade de contextualizar essas informações criando relações entre elas, sem entretanto prescindir dos valores morais e éticos.
Desse modo, torna-se necessário analisar as potencialidades dos recursos tecnológicos disponíveis e trabalhar a formação de professores e alunos para que reflitam, interpretem e utilizem criticamente a tecnologia no contexto educacional. Os ambientes virtuais de aprendizagem representam a sala de aula online. Esse ambiente virtual é um conjunto de interfaces, ferramentas e estruturas decisivas para a construção da interatividade e da aprendizagem, embora em muitos aspectos pedagógicos tornem demasiado impessoal a interação professor/aluno.
É importante que o ambiente virtual de aprendizagem favoreça a interatividade e a conexão de propostas abertas que traçam a trama das relações. Esse tipo de ambiente baseia-se na concepção de interatividade como participação colaborativa, bidirecional e dialógica, pressupõe a compreensão de conhecimento como algo hipertextual, interagindo várias linguagens (sons, textos, imagens) e como mecanismos de participação e descentralização flexíveis, com regras de controle discutidas pela comunidade e decisões tomadas por grupos interdisciplinares.

Os estudos e pesquisas em tecnologias educacionais e educação a distância se propõem a investigar o papel do professor e do aluno em ambiente virtual de aprendizagem, sua formação tecnológica e sua prática docente. Nesse contexto, faz-se necessário a pesquisa e identificação das inter-relações entre a formação teórica e a prática efetiva de professores para a educação multimídias . Os desafios e perspectivas que despontam para uma atuação mais efetiva neste contexto, têm o desafio de preparar tecnologicamente este professor por meio de orientações baseadas em práticas reflexivas e em participação crítica, levando o professor a perceber as tecnologias como meio e possibilidade de ampliar os espaços educacionais, descentralizar o acesso ao saber, modificar a lógica da comunicação, aproximar professores e alunos. A prática do professor na educação online, independente do curso ou disciplina, reflete suas concepções de ensino-aprendizagem e seu posicionamento frente às tecnologias.
Os diferentes recursos tecnológicos atuais e a internet possibilitam mudanças nas formas de acesso à informação e à comunicação. Essas possibilidades, trabalhadas dentro do contexto educacional, podem romper o grande descompasso entre a escola e o desenvolvimento tecnológico. A interatividade que é própria de um ambiente virtual de aprendizagem questiona as bases da formação dos professores que ainda têm se edificado em modelos tradicionais que priorizam a transmissão de conhecimentos. É necessário que a formação inicial de professores, também como a formação continuada, se tornem momentos de aprendizado tecnológica e priorizem orientações baseadas em práticas reflexivas e participação crítica. Além disso, a complexidade dos tempos atuais exige novos comportamentos que ensejam uma construção do conhecimento tanto individual como coletiva, permitindo que professores e alunos aprendam juntos, numa relação de parceria e colaboração.


Olá Clazildo!
Ótima sua colaboração sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem! Mas para esta atividade é necessário que entre em contato com os colegas do grupo e que juntos, possam contruir juntos a pesquisa. Não esqueçam de citar as fontes consultadas na pesquisa.
Abraço carinhoso,
Adriana

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.