2 Comments
Grupo 12 - Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Clazildo Dutra Melo, Cristiane Barbosa Silva, Erika judith lemos pereira
* Segue a colaboração do Professor Clazildo Melo, VC, 04 de outubro de 2009.
Estamos inseridos numa sociedade complexa, contraditória e inundada de informação útil e fútil fato que exige novas competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida pela educação.
Analisar esta complexidade do contexto social é um importante pressuposto para a compreensão dos diferentes dilemas enfrentados pela educação visto que o que se passa na sociedade tem reflexo na escola e, consequentemente, o que se passa na escola refletirá na sociedade. Por isso, aprender no contexto atual pressupõe o desenvolvimento da capacidade de discernir, questionar e refletir sobre as informações recebidas para se chegar ao conhecimento que é a capacidade de contextualizar essas informações criando relações entre elas, sem entretanto prescindir dos valores morais e éticos.
Desse modo, torna-se necessário analisar as potencialidades dos recursos tecnológicos disponíveis e trabalhar a formação de professores e alunos para que reflitam, interpretem e utilizem criticamente a tecnologia no contexto educacional. Os ambientes virtuais de aprendizagem representam a sala de aula online. Esse ambiente virtual é um conjunto de interfaces, ferramentas e estruturas decisivas para a construção da interatividade e da aprendizagem, embora em muitos aspectos pedagógicos tornem demasiado impessoal a interação professor/aluno.
É importante que o ambiente virtual de aprendizagem favoreça a interatividade e a conexão de propostas abertas que traçam a trama das relações. Esse tipo de ambiente baseia-se na concepção de interatividade como participação colaborativa, bidirecional e dialógica, pressupõe a compreensão de conhecimento como algo hipertextual, interagindo várias linguagens (sons, textos, imagens) e como mecanismos de participação e descentralização flexíveis, com regras de controle discutidas pela comunidade e decisões tomadas por grupos interdisciplinares.
Os estudos e pesquisas em tecnologias educacionais e educação a distância se propõem a investigar o papel do professor e do aluno em ambiente virtual de aprendizagem, sua formação tecnológica e sua prática docente. Nesse contexto, faz-se necessário a pesquisa e identificação das inter-relações entre a formação teórica e a prática efetiva de professores para a educação multimídias . Os desafios e perspectivas que despontam para uma atuação mais efetiva neste contexto, têm o desafio de preparar tecnologicamente este professor por meio de orientações baseadas em práticas reflexivas e em participação crítica, levando o professor a perceber as tecnologias como meio e possibilidade de ampliar os espaços educacionais, descentralizar o acesso ao saber, modificar a lógica da comunicação, aproximar professores e alunos. A prática do professor na educação online, independente do curso ou disciplina, reflete suas concepções de ensino-aprendizagem e seu posicionamento frente às tecnologias.
Os diferentes recursos tecnológicos atuais e a internet possibilitam mudanças nas formas de acesso à informação e à comunicação. Essas possibilidades, trabalhadas dentro do contexto educacional, podem romper o grande descompasso entre a escola e o desenvolvimento tecnológico. A interatividade que é própria de um ambiente virtual de aprendizagem questiona as bases da formação dos professores que ainda têm se edificado em modelos tradicionais que priorizam a transmissão de conhecimentos. É necessário que a formação inicial de professores, também como a formação continuada, se tornem momentos de aprendizado tecnológica e priorizem orientações baseadas em práticas reflexivas e participação crítica. Além disso, a complexidade dos tempos atuais exige novos comportamentos que ensejam uma construção do conhecimento tanto individual como coletiva, permitindo que professores e alunos aprendam juntos, numa relação de parceria e colaboração.
Olá Clazildo!
Ótima sua colaboração sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem! Mas para esta atividade é necessário que entre em contato com os colegas do grupo e que juntos, possam contruir juntos a pesquisa. Não esqueçam de citar as fontes consultadas na pesquisa.
Abraço carinhoso,
Adriana
Blog dos Colegas - 2010
-
-
Para reanimar!Há 13 anos
-
Projeto na EscolaHá 13 anos
"...E aprendi que se depende sempre / De tanta, muita, diferente gente / Toda pessoa sempre é as marcas / Das lições diárias de outras tantas pessoas..."
Quem sou eu
Nº de Visitantes
Quem passou por aqui...
Procure por assunto...
- Apresentação do Curso (1)
- Apresentações (1)
- Atividades Módulo Gestão de Mídias (1)
- Atividades Módulo Impresso (1)
- Atividades Módulo Informática (2)
- Atividades Módulo Introdutório (9)
- Atividades Módulo Rádio (7)
- Atividades Módulo TV e Vídeo (7)
- Bate-papo (2)
- Datas Importantes (7)
- Dica (28)
- Encontro Presencial (6)
- Fotos (1)
- Material do Curso - Ciclo Avançado (1)
- Material do Curso - Impresso (1)
- Material do Curso - Informática (1)
- Material do Curso - Introdutório (2)
- Material do Curso - TV e Vídeo (3)
- Mensagem (6)
- Módulo Gestão de Mídias (1)
- Módulo Impresso (2)
- Módulo Informática (2)
- Módulo Introdutório (2)
- Módulo Rádio (11)
- Módulo TV e Vídeo (10)
- Projeto (1)
- Recuperação (4)
Vale a pena conferir!
Arquivo
-
▼
2009
(24)
-
▼
novembro
(10)
- Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 3
- Ainda sobre mudança...
- EAD: "mocinha" ou "vilã"?
- Novas Datas!
- Livros Gratuitos
- Mídias de Trapizongas - Futuro Tecnológico por Joã...
- Mudanças... Processo fácil??
- Módulo Introdutório - Etapa 2 - Atividade em Grupo
- Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 2
- O saber e o sabor: como despertar o desejo de apre...
-
▼
novembro
(10)