0

Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 2

Posted by Adriana Sousa on 22:29 in
ATIVIDADES DO MÓDULO INTRODUTÓRIO



ETAPA 2


Período – 04/11 à 11/11



ATIVIDADE 1- Debate: Refletindo sobre a mudança


O tema desta etapa é a Mudança - vamos refletir como a mudança vem acontecendo no nosso dia-a-dia. Para analisar este tema, a proposta deste período é debater com seus colegas no Fórum "Analisando a Mudança".

Critérios de Participação no Fórum:

  • Comentar as mensagens dos colegas, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância a pluralidade dos discursos que emergiam dos debates e embates;


  • Promover debates a partir de suas inquietações, experiências de vida e profissional, bem como, contribuições advindas de pesquisas a partir de várias fontes disponibilizadas no módulo. 

ATIVIDADE 2 – Interfaces para comunicação e interação

O mundo está mudando... Todos os dias surgem novos recursos tecnológicos, os quais precisamos conhecer para identificar as possibilidades de uso e contribuições à prática pedagógica. Além dos recursos tecnológicos, alguns ambientes virtuais, ferramentas e/ou temas emergentes chamam a atenção dos educadores para suas possíveis aplicações no contexto educacional.

Selecione um dos recursos, ambientes ou temas apresentados a seguir ou sugira outro de interesse para sua análise:


  • Fotolog / Blog
  • Podcast
  • Second Life
  • Wiki
  • Orkut
  • outros

Sugerimos o roteiro a seguir para orientar sua pesquisa em relação ao recurso/ambiente/tema/ selecionado:

1 - Descrição

Descrição conceitual do tema, ambiente ou recurso selecionado.
Quais os objetivos de uso do tema, ambiente ou recurso?
Quais as formas usuais de utilização?
Quem já os utilizou em educação? Quem está utilizando?
Dê exemplos de utilização em atividades com alunos.

2 - Análise

Quais as limitações de uso do tema, ambiente ou recurso? Quais as potencialidades?
Quais as críticas? Quais as inovações que propõe?
Quais as oportunidades de uso em educação?


Como fazer?
A atividade deve ser realizada em trio, de acordo com a orientação do professor tutor.
Selecione um recurso, ambiente ou tema e busque informações sobre ele na Internet, no Portal do Professor, em revistas, jornais, programas da TV escola ou outras fontes que você localizar.
Para as discussões do grupo utilize o fórum (no ambiente eProinfo) com o nome dos componentes do seu grupo.
Descreva as características encontradas do recurso/ambiente/tema selecionado e faça sua análise segundo os tópicos sugeridos para descrição e análise (uma ou duas laudas) em um processador de textos ou programa de apresentação que você ou sua escola utilize.  Salve o arquivo com o nome do seu grupo (exemplo "pesquisagrupo1") e envie para Biblioteca/Material Aluno - Tema Pesquisa - Subtema Tecnologia


Critério de Participação no Fórum:
  • Comentar a pesquisa dos grupos, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância a pluralidade dos discursos que emergiam nas produções.
.
ATIVIDADE 3 – Orientações para o Trabalho final do Módulo Introdutório: Como incorporar o uso de mídias em sua escola?


Nestas primeiras etapas do Módulo Introdutório do Programa de Formação em Mídias na Educação você conheceu seus colegas, identificou sua prática no uso de mídias na educação. Durante as etapas 3 e 4 você entrará em contato com diferentes conceitos, opiniões e exemplos sobre a utilização de tecnologias e mídias na sala de aula.

Como incorporar o uso de mídias na sua prática?

Você deverá desenvolver e apresentar um trabalho final que será avaliado pela equipe de tutores. O trabalho é uma proposta de atividade a desenvolver com o uso de mídias em sua escola.

É muito importante que nesta etapa você comece a elaborar o trabalho, que deverá ser concluído e apresentado ao final da etapa 4, em data a ser agendada pelo professor tutor em como fazer. É apresentada uma sugestão de roteiro para orientar seu trabalho:

Como fazer?
Faça a releitura dos conteúdos das etapas 1 e 2 para subsidiar seu trabalho.
Participe das atividades e debates com os demais cursistas.
Prepare um documento com 1 ou até 2 laudas pontuando:
o Identificação de sua escola (nome, localização, número de alunos e outros dados que considera importante).
o Tema da proposta.
o Objetivos a serem atingidos.
o Público a ser envolvido (uma turma, professores, coordenadores, a escola, a comunidade, outros...).
o Abordagem pedagógica.
o Mídias e tecnologias a serem utilizadas.
o Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas.
o Referências bibliográficas.


Os demais tópicos deverão ser desenvolvidos durante as próximas etapas. Publique seu trabalho na Biblioteca em Material de aluno na data agendada pelo professor tutor. Tema - Trabalho Final / Subtema - Versão 1. Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a identificação. Exemplo: adrianasousaativ4

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.