0

Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 3

Posted by Adriana Sousa on 20:59 in
Atividades Módulo Introdutório
Etapa 3
23/11/09 a 29/11/09

ATIVIDADE 1 – Fórum – Cenário: Mídias e o contexto da escola.

Para aprofundar a compreensão sobre o papel das mídias e tecnologias na educação vamos analisar como elas influenciam o cotidiano escolar e como podem ser integradas à prática pedagógica.
Assista ao vídeo com o depoimento da Professora Maria Elisabeth Almeida sobre integração de mídias e algumas experiências.

Onde encontrar o vídeo?
Vá em Módulo -- Conteúdo do módulo -- Etapa 3 -- Atividade 1 -- Mídias e o contexto da escola . Caso não consiga acessar ao vídeo, leia o artigo do mesmo tema e autora (pag 8) clicando aqui.

Como fazer?
Diante das leituras das etapas anteriores, de sua experiência e do debate com os demais colegas, pense nas possibilidades das escolas brasileiras a serem consideradas no trabalho em elaboração, para ser entregue como Trabalho Final da Etapa 4 e analise os seguintes aspectos, entre outros que sejam de seu interesse:
       o Sua escola está preparada para o uso de mídias? Se não, o que fazer para isto?
       o Quais fatores podem contribuir para a preparação dos professores de sua escola para o uso pedagógico das mídias e tecnologias?
       o Qual o papel dos professores nesse processo?
       o É necessário conhecer as especificidades e linguagens das mídias e os modos de operação das tecnologias para utilizá-las? 
       o Qual o papel dos gestores nesse processo?


Debata com seus colegas no Fórum sobre estas e outras questões que considere fundamentais para integrar em suas aulas as mídias e tecnologias na escola.



ATIVIDADE 2 - Chat
Escolha o horário que seja mais adequado para participar do chat:
Segunda - 30 de novembro - 14h às 15h
Domingo - 29 de novembro - 20h às 21h
Sexta - 04 de dezembro - 9h às 10h
(Caso exista alguma alteração nas datas/horários aviso vocês!)

Como se preparar para essa atividade pedagógica?
• Busque no Portal do Professor ou nos materiais disponíveis em sua escola os conteúdos dos programas da série Integração tecnológica, linguagem e representação.
• Assista um ou mais programas e analise uma experiência apresentada.
• Após analisar a experiência, identifique o aspecto que mais lhe chamou a atenção, levante uma pergunta que você gostaria de fazer aos envolvidos na experiência ou aos especialistas convidados.

ATIVIDADE 3 – Fórum - Articulando teoria e prática.
Nesta etapa são abordadas as diferentes formas de utilização de TV e vídeo na sala de aula. Você está convidado a desenvolver uma atividade pedagógica de uso da TV e vídeo, articulando os conceitos abordados em sua sala de aula. Durante as duas semanas de duração da Etapa 3 procure utilizar um programa de TV ou um vídeo em suas aulas para partilhar suas experiências com os demais cursistas e subsidiar o debate.

Como fazer?
• Escolha um vídeo ou programa de TV da sua preferência que se encontra disponível no Portal do Professor ou nos materiais disponíveis na sua escola e desenvolva uma atividade em sua sala de aula com o uso desse vídeo.
Participe do Fórum e debata as questões a seguir:
• Como planejou a atividade?
• Como identifica a forma de utilização: sensibilização, ilustração, simulação, conteúdos de ensino?

• Relate sua experiência. Comente as experiências de seus colegas e proponha novas formas de utilização.

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.