0
Atividades - Módulo Mídia Impressa
Peso da Atividade: 3,0 (três)
Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal era está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso? Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? Os novos meios eletrônicos tornarão os livros obsoletos? E a literatura, irá desaparecer? Como acessar as informações em contextos sem Internet? O que vocês acham? Vamos trocar ideias sobre o assunto?
Peso da Atividade: 3,0 (três)
Com a popularização da Internet, a forma de escrever texto mudou? O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto? Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela? Por quê ? Por que o hipertexto é subversivo? Que dificuldades os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais? Que vantagens e desvantagens podem ser apontadas em relação à leitura apoiada por suportes virtuais? O hipertexto elimina a idéia da autoria? Vamos ao debate?
Peso da Atividade: 4,0 (quatro)
Roteiro para orientar seu trabalho:
Peso da Atividade: 4,0 (quatro)
Escolha uma das seguintes mídias impressas e construa - em até duas páginas - uma atividade didática a ser trabalhada no projeto proposto no Módulo Introdutório do Curso Mídias na Educação: Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas Impressas e online, Mapas.
Faça a releitura dos conceitos e reflexões abordados nas etapas 1 e 2 para subsidiar seu trabalho. Prepare um documento com a atividade proposta: tema, mídia impressa que será utilizada, atores e papéis que deverão desempenhar, momentos que serão desenvolvidos na atividade.
Roteiro para orientar seu trabalho:
Tema da proposta; Objetivos, Público a ser envolvido (uma turma, professores, coordenadores, a escola, a comunidade); Mídias a serem utilizadas (detalhar o uso); Atores e papéis que deverão desempenhar; Dinâmica da atividade; Período de realização; Critérios de Avaliação da atividade; Referências do material pesquisado.
Publique seu trabalho na Biblioteca em Material do aluno. Tema: Etapa 3 – Subtema: Projeto.