0

Atividades 3 e 4 - Módulo Rádio

Posted by Adriana Sousa on 05:00 in ,
Período: 14 a 23 de fevereiro /2010 

Atividade 3 - Ecologia Sonora

Fonte: Webeduc/MEC


Acesse o menu do Módulo Rádio e leia o conteúdo intitulado: Ecologia Sonora  (Abordagem Necessária, Intrepretação Humana, e Saúde Auditiva) elaborado pelo professor Marciel Consani e, em seguida elabore um fichamento destacando as principais idéias desse bloco. Sugerimos para o trabalho, o fichamento do tipo resumo.

O que é um fichamento e como fazer?
O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento.
De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.
Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.

Modelo de fichamento de citações:
Conforme a ABNT (2002a), a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.
“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30)
“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132)
“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43)

Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo:
É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132) segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática.
A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.
A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

Modelo de fichamento bibliográfico:
É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.

A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo s processo de lutas e conquistas da mulher.

Por Marina Cabral da Silva

Disponível em: http://www.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm

Onde postar?
• O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade: nome do cursista-ativ3. Por exemplo, nome do cursista: Adriana Sousa. O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: adrianasousa_ativ3 .
• Anexe o arquivo na Biblioteca em Material do aluno no tema Fichamento , subtema Ecologia Sonora.

Critérios de Avaliação:
• Apresentar síntese das principais idéias presentes no texto com suas próprias palavras;
• Organizar as idéias com coerência;
• Apresentar o fichamento de acordo com a estrutura explicitada no exemplo.


ATIVIDADE 4 – Fórum Resumindo
 
Agora que já acumulamos um grande volume de informações e aprofundamos nosso conhecimento sobre o tema com pesquisa, discussão e vivência, nada é mais pertinente do que transportar toda essa bagagem para o contexto educacional em que trabalhamos.

Você já utilizou algum programa ou trecho de programa de uma rádio na sala de aula com os alunos?

EM CASO NEGATIVO – baseado nos exemplos mencionados e na sua própria pesquisa, descreva as ações que poderiam ser realizadas (com as devidas adaptações) na escola ou espaço educativo com o qual você interage.

EM CASO POSITIVO – mencione quais atividades podem ser desenvolvidas além da leitura de interpretação do texto radiofônico. Discuta também algumas atividades já realizadas com a programação das rádios ou então proponha novas atividades que possam ser desenvolvidas a partir da programação das rádios sintonizadas na sua região.

Registre suas conclusões no Fórum Resumindo no ambiente eProinfo.

Critérios de Participação no Fórum:
• Comentar as mensagens dos colegas, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância à pluralidade dos discursos que emergirem dos debates e embates.
• Promover debates a partir de suas inquietações, experiências de vida e profissional, bem como, contribuições advindas de pesquisas a partir de várias fontes disponibilizadas no módulo.

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.