0

Atividade 2 - Módulo TV e Vídeo

Posted by Adriana Sousa on 13:48 in ,
ATIVIDADE 2
Mapa Conceitual:
A Televisão e Escola e a TV e o Vídeo na sala de aula
Período: 01 a 11 /03/2010
VALOR: 0 a 2,0 (dois pontos)


Elabore um Mapa Conceitual (MC) com os conteúdos: A Televisão e Escola, a TV e o Vídeo na sala de aula (use o Editor de Texto ou de Slides). Salve com seu nome (ex.: adrianasousamapa e disponibilize na Biblioteca - Material do Aluno - Tema: TV e Escola - Subtema: Mapa Conceitual.
Para auxiliar a construção do mapa acesse o texto sobre Mapa Conceitual no ambiente eProinfo - Biblioteca - Material do Professor.


Algumas dicas para elaboração do mapa:
  • Identificar os conceitos chaves do conteúdo ou texto estudado;
  • Selecionar os conceitos por ordem de importância e ir agregando os demais, de acordo com o princípio de diferenciação progressiva;
  • Podem ser incluídos conceitos e idéias mais específicas;
  • Conectar os conceitos por linhas (ou setas) e rotular essas linhas com uma ou mais palavras,s que explicitem a relação entre os conceitos.
  • Os conceitos e palavras devem ter um significado ou expressar uma proposição.
  • Uma proposição simples é constituída por dois conceitos unidos por uma (ou mais) palavras de ligação.
  • Buscar relações horizontais e cruzadas;
 Critérios de Avaliação:


• Abordar de forma significativa as relações entre conceitos abordados;


• Estabelecer relações de hierarquia entre os conceitos mais gerais e os mais específico.

0

Atividade 1 - Módulo TV e Vídeo

Posted by Adriana Sousa on 12:45 in ,
ATIVIDADES
MÓDULO TV E VÍDEO



ATIVIDADE 1 
Fórum TV na Escola e os Desafios de Hoje
Período: 01 a 11 /03/2010
VALOR: O a 2,0 (dois pontos)

 
Assista ao vídeo a "Televisão como vitrine", anote os pontos relevantres do vídeo e discuta o assunto com seus colegas no Fórum "TV na Escola e os Desafios de hoje" levndo em consideração que posturas você adota frente aos conteúdos veiculados pela televisão.

Onde encontrar o vídeo?
O vídeo encontra-se no Conteúdo Módulo /A Televisão

Critérios de Avaliação no Fórum:
  • Comentar as mensagens dos colegas, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância à pluralidade dos discursos que emergirem dos debates e embates.
  • Promover debates a partir de suas inquietações, experiências de vida e profissionais, bem como, contribuições advindas de pesquisas, a partir de várias fontes disponibilizadas no módulo.

0

Módulo TV e Vídeo

Posted by Adriana Sousa on 09:21 in ,
Turma,
O uso da TV e Vídeo na Educação será o nosso foco de estudo neste módulo. O período para discussão deste assunto será de 01 a 23 de março/2010 no ambiente eProinfo.
O material do módulo para impressão vocês podem fazer o download aqui.
Conto com a participação de todos!
Abraço carinhoso,
Adriana

0
Posted by Adriana Sousa on 11:07 in
Turma,
O tema "Cibercultura" é atual e traz para discussão assuntos como: educação a distância, eduação online, convergência tecnológica, interatividade, autoria na web e tanto outros.
Para enriquecer essa discussão, você poderá ler os artigos publicados por autores/pesquisadores da área ( Adriana Amaral, André Lemos, Edilson Cazeloto, Elizabeth Saad Corrêa, Eugênio Trivinho, Gilbertto Prado, Juremir Machado da Silva, Lucia Santaella, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Marco Silva, Maria Cristina Franco Ferraz, Othon Jambeiro, Yara Rondon Guasque Araujo) no ebook CIBERCULTURA E SEU ESPELHO: Campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. O livro foi organizado por Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto e está disponível para download aqui.
Vale a pena conferir!

0
Posted by Adriana Sousa on 14:32 in
Turma,
Alegamos sempre falta de tempo para cumprir nossas atividades cotidianas, não é mesmo? As 24h disponíveis no dia parecem voar... 
Abaixo seguem algumas dicas para podermos organizar e otimizar o nosso tempo.
Bom tempo para vocês!
Abraço,
Adriana
------------------------------------------ 


7 dicas para organizar seu tempo

Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples.
Médico Psiquiatra
M.N 69874

Resumo: O tempo é algo que você pode dar, compartilhar ou perder. Mas nunca pode "recuperar". Por isso, o tempo que você perde ou usa mal em um projeto é um recurso que você não voltará a ter.Na verdade, deixou de ser um recurso e virou uma perda.

Leia com atenção estas dicas e, sem perder tempo, coloque-as em prática.

Passos
  1. Use uma agenda semanal ou mensal para ter uma idéia global do seu tempo disponível e das suas atividades. Você verá que agrupar atividades pode ser eficaz para economizar tempo com deslocamentos, que várias providências podem ser tomadas simultaneamente e que atividades podem ser superpostas sem perder a eficácia. Por exemplo, usar uma manhã por mês para resolver todas as questões bancárias, deixar o carro para lavar num posto próximo enquanto vai ao dentista, estudar ou organizar a lista do supermercado enquanto espera atendimento em algum lugar.
  2. Planeje cada dia incluindo todas as atividades previstas para a jornada. Não reserve apenas o tempo dedicado ao trabalho. Inclua tudo que você quer ou precisa fazer. Deixar as atividades à mercê da memória, da sorte ou do acaso pode ser divertido um dia. Mas, se virar hábito, seu tempo será sempre pouco para fazer tudo.
  3. Agende os seus compromissos, atribuindo não só a hora de início, mas também a de término. Procure respeitar esses limites.
  4. Cumpra o que previu para cada jornada. Se você tiver planejado corretamente, terá tempo suficiente para cada atividade. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível.
  5. Inclua no seu planejamento semanal tempo para lazer e descanso. Não os considere "perda de tempo". Ao contrário. Você verá que reconhecer e valorizar o tempo livre enriquecerá a sua vida pessoal e deixará você mais disposto para o trabalho.
  6. Aja com rapidez e eficácia, mas não tente correr o tempo todo. Uma dose de criatividade é necessária para flexibilizar e encontrar novas soluções no menor tempo possível. No entanto, viver sempre "acelerado" só o deixará exposto ao estresse e às doenças. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário.
  7. Cuide dos minutos para aproveitar as horas. Não despreze os minutos que sobram entre as atividades. Nem "arredonde" o tempo fazendo coincidir a hora de fim de uma ação com o começo de outra, principalmente se você precisa se deslocar. Permitir-se atrasos por mau planejamento só diminuirá o seu rendimento ao longo do dia. Além disso, você correrá o risco de não contar com o tempo necessário para as últimas atividades previstas para a jornada.
 Importante
O tempo só pode ser administrado ou perdido. Nunca recuperado. Organize logicamente as suas atividades para tirar do tempo o maior proveito possível.

 
Fonte: Artigo publicado no endereço http://wiki.bemsimples.com/display/autoajuda/7+dicas+para+organizar+o+seu+tempo

0

Aviso Importante!

Posted by Adriana Sousa on 14:05 in , ,
ATENÇÃO!

 O prazo final para as postagens do Módulo Rádio é 25 /02/ 2010 (quinta-feira)!
Não perca tempo!
Acesse o ambiente eProInfo e participe das discussões - que estão "bombando"!
Vai perder essa?
Abraço carinhoso,
Adriana

0

Atividades 3 e 4 - Módulo Rádio

Posted by Adriana Sousa on 05:00 in ,
Período: 14 a 23 de fevereiro /2010 

Atividade 3 - Ecologia Sonora

Fonte: Webeduc/MEC


Acesse o menu do Módulo Rádio e leia o conteúdo intitulado: Ecologia Sonora  (Abordagem Necessária, Intrepretação Humana, e Saúde Auditiva) elaborado pelo professor Marciel Consani e, em seguida elabore um fichamento destacando as principais idéias desse bloco. Sugerimos para o trabalho, o fichamento do tipo resumo.

O que é um fichamento e como fazer?
O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento.
De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.
Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.

Modelo de fichamento de citações:
Conforme a ABNT (2002a), a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.
“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30)
“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132)
“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43)

Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo:
É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132) segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática.
A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.
A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

Modelo de fichamento bibliográfico:
É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.

A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo s processo de lutas e conquistas da mulher.

Por Marina Cabral da Silva

Disponível em: http://www.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm

Onde postar?
• O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade: nome do cursista-ativ3. Por exemplo, nome do cursista: Adriana Sousa. O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: adrianasousa_ativ3 .
• Anexe o arquivo na Biblioteca em Material do aluno no tema Fichamento , subtema Ecologia Sonora.

Critérios de Avaliação:
• Apresentar síntese das principais idéias presentes no texto com suas próprias palavras;
• Organizar as idéias com coerência;
• Apresentar o fichamento de acordo com a estrutura explicitada no exemplo.


ATIVIDADE 4 – Fórum Resumindo
 
Agora que já acumulamos um grande volume de informações e aprofundamos nosso conhecimento sobre o tema com pesquisa, discussão e vivência, nada é mais pertinente do que transportar toda essa bagagem para o contexto educacional em que trabalhamos.

Você já utilizou algum programa ou trecho de programa de uma rádio na sala de aula com os alunos?

EM CASO NEGATIVO – baseado nos exemplos mencionados e na sua própria pesquisa, descreva as ações que poderiam ser realizadas (com as devidas adaptações) na escola ou espaço educativo com o qual você interage.

EM CASO POSITIVO – mencione quais atividades podem ser desenvolvidas além da leitura de interpretação do texto radiofônico. Discuta também algumas atividades já realizadas com a programação das rádios ou então proponha novas atividades que possam ser desenvolvidas a partir da programação das rádios sintonizadas na sua região.

Registre suas conclusões no Fórum Resumindo no ambiente eProinfo.

Critérios de Participação no Fórum:
• Comentar as mensagens dos colegas, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância à pluralidade dos discursos que emergirem dos debates e embates.
• Promover debates a partir de suas inquietações, experiências de vida e profissional, bem como, contribuições advindas de pesquisas a partir de várias fontes disponibilizadas no módulo.

0

Alguns Projetos Escolares que usam o Rádio...

Posted by Adriana Sousa on 22:06 in ,

Abaixo alguns links de projetos que utilizam o Rádio como recurso pedagógico*:



 
*Dicas dadas pela Prof.ª Niceia

0

Atividade 2 - Módulo Rádio

Posted by Adriana Sousa on 21:04 in ,

ATIVIDADE 2
Fórum: Projetos Pedagógicos com Rádio
Período: 07 a 13 de fevereiro


Nesta atividade você vai pesquisar e compartilhar com a turma projetos pedagógicos que utilizem o rádio.
Você conhece projetos pedagógicos que utilizem o rádio como recurso de trabalho? Além dos exemplos mencionados no módulo e neste blog, há uma série de outras iniciativas interessantes que merecem ser conhecidas. Então, aproveitando que estamos ligados a esta fonte inesgotável de referências que é a Internet, sugerimos que:

1. Pesquise outras experiências e faça uma relação de links interessantes;

2. Analise as diferentes formas de utilização do rádio nesses projetos, a partir de sua própria bagagem didático-pedagógica e dos referenciais teóricos do módulo.

Onde postar a atividade?

Para que todos tenham acesso às pesquisas realizadas pela turma, socializaremos os trabalhos nos fóruns abertos pelos tutores em grupos de 5 pessoas (semelhante ao método usado no módulo introdutório).


Tema da Pesquisa: Projetos Pedagógicos com Rádio

Grupo 1  
Ângela Maria de J. Souza, Marlete Freire, Telma Costa, Zenilda Pales e Maria Denize Bezerra dos Santos

Grupo 2
Carla Cardoso Brito de Matos, Iracema Silva Amorim, Gilma Benjoino Oliveira, ELISABETH MARIA COUTO e Cristiane Barbosa Silva

Grupo 3
Arlaine de oliveira Bonfim, Claudio Matos, Débora Valim Sinay Neves, Eneida Moreira e Eda Luz

Grupo 4
Lívia Sousa Santos, Milena Alves de Andrade Requião, Fabricio Pereira da Silva, Thassio Ferreira Alves Pereira e Jussara Alves Amaral

Grupo 5
Cristiane Santos Barreto, HELDER LIMA SILVA, MORGANA SILVA ALMEIDA, Denilson de Oliveira e Iana Ferraz de Oliveira


Seu nome não consta em nenhum grupo? Não perca tempo! Entre em contato através do email  adrianassousa@yahoo.com.br

Observação: O Fórum foi organizado por grupos, com o objetivo de evitar um congestionamento de pesquisas extensas, bem como facilitar a interação entre os alunos/ alunos e alunos/tutores.

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.