0

Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 3

Posted by Adriana Sousa on 20:59 in
Atividades Módulo Introdutório
Etapa 3
23/11/09 a 29/11/09

ATIVIDADE 1 – Fórum – Cenário: Mídias e o contexto da escola.

Para aprofundar a compreensão sobre o papel das mídias e tecnologias na educação vamos analisar como elas influenciam o cotidiano escolar e como podem ser integradas à prática pedagógica.
Assista ao vídeo com o depoimento da Professora Maria Elisabeth Almeida sobre integração de mídias e algumas experiências.

Onde encontrar o vídeo?
Vá em Módulo -- Conteúdo do módulo -- Etapa 3 -- Atividade 1 -- Mídias e o contexto da escola . Caso não consiga acessar ao vídeo, leia o artigo do mesmo tema e autora (pag 8) clicando aqui.

Como fazer?
Diante das leituras das etapas anteriores, de sua experiência e do debate com os demais colegas, pense nas possibilidades das escolas brasileiras a serem consideradas no trabalho em elaboração, para ser entregue como Trabalho Final da Etapa 4 e analise os seguintes aspectos, entre outros que sejam de seu interesse:
       o Sua escola está preparada para o uso de mídias? Se não, o que fazer para isto?
       o Quais fatores podem contribuir para a preparação dos professores de sua escola para o uso pedagógico das mídias e tecnologias?
       o Qual o papel dos professores nesse processo?
       o É necessário conhecer as especificidades e linguagens das mídias e os modos de operação das tecnologias para utilizá-las? 
       o Qual o papel dos gestores nesse processo?


Debata com seus colegas no Fórum sobre estas e outras questões que considere fundamentais para integrar em suas aulas as mídias e tecnologias na escola.



ATIVIDADE 2 - Chat
Escolha o horário que seja mais adequado para participar do chat:
Segunda - 30 de novembro - 14h às 15h
Domingo - 29 de novembro - 20h às 21h
Sexta - 04 de dezembro - 9h às 10h
(Caso exista alguma alteração nas datas/horários aviso vocês!)

Como se preparar para essa atividade pedagógica?
• Busque no Portal do Professor ou nos materiais disponíveis em sua escola os conteúdos dos programas da série Integração tecnológica, linguagem e representação.
• Assista um ou mais programas e analise uma experiência apresentada.
• Após analisar a experiência, identifique o aspecto que mais lhe chamou a atenção, levante uma pergunta que você gostaria de fazer aos envolvidos na experiência ou aos especialistas convidados.

ATIVIDADE 3 – Fórum - Articulando teoria e prática.
Nesta etapa são abordadas as diferentes formas de utilização de TV e vídeo na sala de aula. Você está convidado a desenvolver uma atividade pedagógica de uso da TV e vídeo, articulando os conceitos abordados em sua sala de aula. Durante as duas semanas de duração da Etapa 3 procure utilizar um programa de TV ou um vídeo em suas aulas para partilhar suas experiências com os demais cursistas e subsidiar o debate.

Como fazer?
• Escolha um vídeo ou programa de TV da sua preferência que se encontra disponível no Portal do Professor ou nos materiais disponíveis na sua escola e desenvolva uma atividade em sua sala de aula com o uso desse vídeo.
Participe do Fórum e debata as questões a seguir:
• Como planejou a atividade?
• Como identifica a forma de utilização: sensibilização, ilustração, simulação, conteúdos de ensino?

• Relate sua experiência. Comente as experiências de seus colegas e proponha novas formas de utilização.

0

Ainda sobre mudança...

Posted by Adriana Sousa on 19:14 in
Turma,
No Fórum "Analisando a Mudança" estamos discutindo os efeitos, possibilidades, mudanças que o uso das tecnologias nas escolas pode causar. O colega Helder Lima Silva indicou o vídeo "Tecnologia e Metodologia" assinalando que "a mudança é necessária quando traz resultados positivos no processo ensino-apredizagem, [...] é necessário planejamento e entendimento do recurso a ser utilizado na sala de aula, não adianta dominar todos os recursos tecnológicos e não ter metodologia adequada, é preciso ir além".
E vocês, concordam com ele?



Tem mais dicas? Enviem para que possamos publicar no nosso espaço!
Abraço!

0

EAD: "mocinha" ou "vilã"?

Posted by Adriana Sousa on 15:09 in


Que a Educação a Distância cresceu nestes últimos anos ninguém duvida. No entanto muitos estudiosos ainda duvidam dessa modalidade de ensino. A revista Nova Escola (Edição 227) deste mês traz como reportagem de capa uma discussão sobre Educação a Distância. Vale a pena conferir a matéria clicando aqui!
E você, faria um curso a distância? Por que?

0

Novas Datas!

Posted by Adriana Sousa on 11:07 in ,
ATENÇÃO PARA AS NOVAS DATAS DAS ETAPAS!!

 CRONOGRAMA DO MODULO I - INTRODUTORIO


ETAPA 1
26/10/09 a 11/11/09

ETAPA 2
12/11/09 a 22/11/09


ETAPA 3

23/11/09 a 29/11/09

ETAPA 4

30/11/09 a 06/12/09

0

Livros Gratuitos

Posted by Adriana Sousa on 10:44 in ,
Turma,
Abaixo estão dois links de livros disponíveis na Internet para download gratuito. Basta clicar nos títulos dos livros, em seguida salvar no seu computador.
Estes livros podem auxiliar na pesquisa solicitada na Atividade 2 - Etapa 2.
Aproveitem!

Para Entender a Internet



0

Mídias de Trapizongas - Futuro Tecnológico por João Ubaldo Ribeiro

Posted by Adriana Sousa on 16:54 in
Turma,
Este texto foi uma dica deixada pelo colega Kléber Nery Sampaio no Fórum Dúvidas, Dicas e Descobertas do ambiente eProinfo. Vale a pena conferir!
Tem mais alguma sugestão? Esse espaço é nosso!
Abraço carinhoso,
Adriana
------------------------

MÍDIA DE TRAPIZONGAS

Futuro tecnológico
Por João Ubaldo Ribeiro
Reproduzido do Estado de S.Paulo, 18/10/2009


Olho para o monitor à minha frente e lembro como, faz tão pouco tempo, eu estaria diante de uma pilha de laudas em branco, ajeitando pelo menos duas delas na máquina de escrever, com uma folha de papel-carbono ensanduichada entre elas. Os erros eram apagados com uma sucessão de xis e as emendas feitas laboriosamente a caneta, resultando disso um texto imundo e desfavoravelmente comparável a um papiro deteriorado. Dicionário era na base do levantamento de peso e da lupa de leitura e descobrir se o nome de um sujeito era com q ou com k às vezes demandava até pesquisa telefônica. E, depois de escrever a matéria, ainda se tinha de enfiá-la num malote e rezar para que chegasse a tempo.

Hoje acho que teria dificuldade em encontrar papel-carbono para comprar, a juventude nem sabe o que é máquina de escrever, os dicionários, enciclopédias e até papiros deteriorados estão a um par de cliques de distância e tudo, de textos a ilustrações, se manda por via eletrônica. Claro, ninguém ou quase ninguém tem saudade dos velhos tempos trabalhosos, até porque não adianta e quem não gostar pode descer do bonde. E minha situação não é diferente, mas de vez em quando fico pensando em certos progressos e cá me acorrem algumas dúvidas.


Uma das vantagens atuais em que mais se fala é a possibilidade de trabalhar em casa que agora muita gente tem, em vez de se engravatar, pegar transporte ou se estressar de carro e comparecer a um escritório todos os dias. Há cada vez mais felizardos que trabalham de bermuda, sem camisa e até à beira de uma piscina, almoçam comidinha caseira e econômica, estão na vida que pediram a Deus. Mas acho que, se, em certos casos, isso é verdade, em outros nem tanto, pelo menos a longo prazo. Será que é melhor mesmo não conviver mais com colegas, não participar do bom e do educativamente chato que a convivência diária no trabalho enseja? Será que podemos mesmo dispensar, sem grande prejuízo, as amizades feitas assim, a experiência e o conhecimento que assim nos adviriam? E, se essa prática dá certo no trabalho, por que não dará na escola? Os estudantes teriam aulas pela internet, com diversas vantagens sobre o sistema atual, dispendioso e cheio de riscos, ocasionados até mesmo pela convivência com colegas violentos ou inconvenientes.

Par de óculos

Não tenho tanta certeza dessas vantagens, como acho que pelo menos alguns de vocês também não têm. Sei de gente que dedica todas as suas horas vagas à internet, no sem-número de grupos de que se pode participar. Assim mesmo, não sobra tempo para responder à enxurrada diária de e-mails e mensagens variadas. O contato pessoal direto, já ameaçado pelo medo que temos de sair (embora também tenhamos medo de ficar em casa, a vida é dura), se torna, para a turma mais radical, um risco desnecessário, uma coisa até meio passée, quando dispomos de recursos como os programas de conversa e as webcams. Tudo muito certo, tudo muito bom, mas me incluo no time dos que acham que, nesse passo, vamos nos resignar de vez a viver em tocas e morder, se por acaso toparmos inesperadamente com um semelhante. Esse progresso para mim é retrocesso.



Assim como, do ponto de vista do leitor, tenho certeza de que encontrarei companheiros de ideal, em relação a esse negócio de máquina de ler livros, dos quais aquele em que mais se fala é o já famoso Kindle. Para quem não gosta de livros e apenas os usa porque precisa e não pode evitar, com certeza terá utilidade. Para quem tem necessidade de ler notícias apressadamente, também. E, enfim, quebrará o galho de uma porção de gente, em áreas que nem podem ser bem previstas agora.


Mas, para quem gosta de ler, como eu e vocês (se não gostassem, não estariam lendo isto aqui, achariam coisa melhor para fazer sem muita dificuldade), as trapizongas que estão criando para se ler já chegam causando perplexidade por uma razão elementar, que não pode deixar de ter ocorrido a quem quer que haja pensado um pouquinho sobre o assunto. Antes dessa tremenda invenção, qualquer um podia pegar um livro e lê-lo, tendo como equipamento indispensável, no máximo, uns óculos. De agora em diante, se a moda pegar, isso acabará sendo inviável. Escapa-me à compreensão o progresso contido num livro que requer um aparelho – e não tão baratinho assim – para ser lido, quando hoje não se precisa de nada, basta saber ler.

Trabalho mental

E já vêm aí os vooks, Deus nos valha. Os vooks são livros que também incluem outros elementos, tais como depoimentos de voz, barulhos, clipes de vídeo, peças musicais e assim por diante. Nesse caso, por que não ir logo ao cinema ou assistir a um DVD? Para que descrever cenas ou relatar episódios, se eles podem ser mostrados com o mínimo de intermediação possível? Por que escrever um livro – indagação, no meu caso pessoal, algo inquietante – e não fazer logo um filme, com todos esses elementos, que a palavra escrita não dá?

Claro, alguma coisa não tem sido bem pensada, nessa história toda. Há quem argumente que, progresso ou não, é a realidade e esta aponta na direção da obsolescência do livro. A fundamentação principal, segundo a qual o livro dá muito trabalho ao leitor, tem como derradeira consequência lógica a de que, no futuro, o que hoje se consegue com a leitura se conseguirá sem esforço, por meio de uma injeçãozinha ou da implantação de um chip no cérebro. Quanto ao trabalho, principalmente mental, que o livro dá ao leitor, pergunta-se: a ideia não era essa? Com certeza não chegarei até lá, mas antevejo o dia em que o livro impresso será apresentado como a última novidade.

Fonte: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=560JDB002

0

Mudanças... Processo fácil??

Posted by Adriana Sousa on 23:15 in
A sociedade modifica a todo instante nos deixando muitas vezes atordoados, perdidos. As mídias invadem o nosso dia-a-dia através de celulares, TV, computadores... Na educação, os recursos tecnológicos também se fazem presente. Mas, estamos preparados para inserirmos as tecnologias em nossas aulas de modo significativo? Como tornar os alunos ativos nesse processo de mudança? Será que estamos tão acomodados na zona de conforto que, se novo nos causa medo, não reagimos? Como mudar isso?
Vamos pensar sobre isso?
No fórum "Analisando Mudanças" (ambiente eProinfo) a discussão está começando a "bombar". Passe por lá e deixe sua opinião.
O vídeo abaixo traz uma conversa entre dois monges que relfetem sobre a atitude humana diante da quebra de paradigmas enfrentada na mudança do uso do pergaminho pelo livro. Vale a pena dar uma olhada.





2

Módulo Introdutório - Etapa 2 - Atividade em Grupo

Posted by Adriana Sousa on 12:01 in


Oi turma!
Uma das atividades desta semana é em grupo. Para agilizar o trabalho dividi os grupos (abaixo) e coloquei o tema de pesquisa de cada um. Caso seja necessário alterar algo (trocar de grupo ou objeto da pesquisa), me avisem, ok? Tentei fazer o melhor...
Peço que entrem em contato com os colegas para realizar a atividade  o quanto antes para não deixar pra última hora!!
Abraço carinhoso,
Adriana
-----------------------------------------------------------------------




Grupo 1  Tema: Fotolog / Blog
 
André Luis Coutinho Loureiro, Ângela Maria de J. Souza, Marlete Freire
 
Grupo 2 Tema: Podcast
 
Carla Cardoso Brito de Matos,  ISABEL CRISTINA NOVAES DOS SANTOS, Iracema Silva Amorim
 
Grupo 3 Tema: Second Life
 
Gilma Benjoino Oliveira, Eliane dos Santos Barreto Campos, ELISABETH MARIA COUTO
 
Grupo 4 Tema: Wiki
 
arlaine de oliveira Bonfim,  Claudio Matos, Dayana Gomes Leite
 
Grupo 5 Tema: Orkut
 
edina Roseci de Brito Naedzold, Francimar Costa de Andrade Junior, Elda Brito Nunes Andrade
 
Grupo 6 Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Eduardo de Lima Leite,  Lívia Sousa Santos, Milena Alves de Andrade Requião
 
Grupo 7 Tema: Fotolog / Blog

 
Eneida Moreira de Brito, Eda Luz Silva, Cristiane Santos Barreto
 
Grupo 8 Tema: Podcast
 
Thassio Ferreira Alves Pereira,  Rubevaldo Alves Amaral,  Jussara Alves Amaral
 
Grupo 9 Tema: Second Life
 
KLEBER NERY SAMPAIO, Fabricio Pereira da Silva, Hailton Dantas Souza,
 
Grupo 10  Tema: Wiki
 
HELDER LIMA SILVA,  zenilda Souza Pales, MORGANA SILVA ALMEIDA
 
Grupo 11  Tema: Orkut
 
Denilson de Oliveira, Iana Ferraz de Oliveira,  Maria Denize Bezerra dos Santos
 
Grupo 12 Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 
Clazildo Dutra Melo, Cristiane Barbosa Silva, Erika judith lemos pereira


0

Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 2

Posted by Adriana Sousa on 22:29 in
ATIVIDADES DO MÓDULO INTRODUTÓRIO



ETAPA 2


Período – 04/11 à 11/11



ATIVIDADE 1- Debate: Refletindo sobre a mudança


O tema desta etapa é a Mudança - vamos refletir como a mudança vem acontecendo no nosso dia-a-dia. Para analisar este tema, a proposta deste período é debater com seus colegas no Fórum "Analisando a Mudança".

Critérios de Participação no Fórum:

  • Comentar as mensagens dos colegas, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância a pluralidade dos discursos que emergiam dos debates e embates;


  • Promover debates a partir de suas inquietações, experiências de vida e profissional, bem como, contribuições advindas de pesquisas a partir de várias fontes disponibilizadas no módulo. 

ATIVIDADE 2 – Interfaces para comunicação e interação

O mundo está mudando... Todos os dias surgem novos recursos tecnológicos, os quais precisamos conhecer para identificar as possibilidades de uso e contribuições à prática pedagógica. Além dos recursos tecnológicos, alguns ambientes virtuais, ferramentas e/ou temas emergentes chamam a atenção dos educadores para suas possíveis aplicações no contexto educacional.

Selecione um dos recursos, ambientes ou temas apresentados a seguir ou sugira outro de interesse para sua análise:


  • Fotolog / Blog
  • Podcast
  • Second Life
  • Wiki
  • Orkut
  • outros

Sugerimos o roteiro a seguir para orientar sua pesquisa em relação ao recurso/ambiente/tema/ selecionado:

1 - Descrição

Descrição conceitual do tema, ambiente ou recurso selecionado.
Quais os objetivos de uso do tema, ambiente ou recurso?
Quais as formas usuais de utilização?
Quem já os utilizou em educação? Quem está utilizando?
Dê exemplos de utilização em atividades com alunos.

2 - Análise

Quais as limitações de uso do tema, ambiente ou recurso? Quais as potencialidades?
Quais as críticas? Quais as inovações que propõe?
Quais as oportunidades de uso em educação?


Como fazer?
A atividade deve ser realizada em trio, de acordo com a orientação do professor tutor.
Selecione um recurso, ambiente ou tema e busque informações sobre ele na Internet, no Portal do Professor, em revistas, jornais, programas da TV escola ou outras fontes que você localizar.
Para as discussões do grupo utilize o fórum (no ambiente eProinfo) com o nome dos componentes do seu grupo.
Descreva as características encontradas do recurso/ambiente/tema selecionado e faça sua análise segundo os tópicos sugeridos para descrição e análise (uma ou duas laudas) em um processador de textos ou programa de apresentação que você ou sua escola utilize.  Salve o arquivo com o nome do seu grupo (exemplo "pesquisagrupo1") e envie para Biblioteca/Material Aluno - Tema Pesquisa - Subtema Tecnologia


Critério de Participação no Fórum:
  • Comentar a pesquisa dos grupos, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância a pluralidade dos discursos que emergiam nas produções.
.
ATIVIDADE 3 – Orientações para o Trabalho final do Módulo Introdutório: Como incorporar o uso de mídias em sua escola?


Nestas primeiras etapas do Módulo Introdutório do Programa de Formação em Mídias na Educação você conheceu seus colegas, identificou sua prática no uso de mídias na educação. Durante as etapas 3 e 4 você entrará em contato com diferentes conceitos, opiniões e exemplos sobre a utilização de tecnologias e mídias na sala de aula.

Como incorporar o uso de mídias na sua prática?

Você deverá desenvolver e apresentar um trabalho final que será avaliado pela equipe de tutores. O trabalho é uma proposta de atividade a desenvolver com o uso de mídias em sua escola.

É muito importante que nesta etapa você comece a elaborar o trabalho, que deverá ser concluído e apresentado ao final da etapa 4, em data a ser agendada pelo professor tutor em como fazer. É apresentada uma sugestão de roteiro para orientar seu trabalho:

Como fazer?
Faça a releitura dos conteúdos das etapas 1 e 2 para subsidiar seu trabalho.
Participe das atividades e debates com os demais cursistas.
Prepare um documento com 1 ou até 2 laudas pontuando:
o Identificação de sua escola (nome, localização, número de alunos e outros dados que considera importante).
o Tema da proposta.
o Objetivos a serem atingidos.
o Público a ser envolvido (uma turma, professores, coordenadores, a escola, a comunidade, outros...).
o Abordagem pedagógica.
o Mídias e tecnologias a serem utilizadas.
o Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas.
o Referências bibliográficas.


Os demais tópicos deverão ser desenvolvidos durante as próximas etapas. Publique seu trabalho na Biblioteca em Material de aluno na data agendada pelo professor tutor. Tema - Trabalho Final / Subtema - Versão 1. Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a identificação. Exemplo: adrianasousaativ4

0

O saber e o sabor: como despertar o desejo de aprender nos nossos alunos?

Posted by Adriana Sousa on 10:50 in
Despertar nos nossos alunos o desejo de aprender em tempos de tecnologias é um desafio intrigante, não é mesmo? Cada professor tem sua forma particular de alcançar (ou pelo menos tentar) esse objetivo. No vídeo abaixo, vários professores falam de educação na conteporaneidade e com sua experiência, nos dão dicas de como melhorar a nossa sala de aula.




O saber e o sabor
Documentário da TV Escola. Via Domínio Público.
.
Sinopse:
Documentário em que vários educadores, entre outros, Terezinha Azeredo Rios e Rubem Alves, discutem a educação, de modo geral, e falam sobre o papel da mesma no mundo contemporâneo marcado pelas tecnologias.
.

Ficha Técnica:
Direção: Renato Barbieri
Roteiro: Di Moretti
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 2000
Duração: 24’
.

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.