0

Provocações com o Professor Waldemar Setzer

Posted by Adriana Sousa on 23:30 in ,
Assista ao vídeo abaixo e conheça mais um pouco das opiniões do Professor Waldemar Setzer. Ele afirma que "A televisão foi a maior tragédia que aconteceu na humanidade". Polêmico, não acha? E você, o que diz sobre isso?  Concorda? Discorda?
Esse assunto está sendo discutido no Fórum "Debate Virtual: Tecnologia da Educação" no ambiente eProinfo.
Vamos lá?! Não perca tempo!
Abraço carinhoso,
Adriana



5

Atividades - Módulo Introdutório - Etapa 1

Posted by Adriana Sousa on 22:38 in
Atividades do Módulo Introdutório

 Etapa 1

Prazo: 27 de outubro a 02 de novembro/2009

Atividade 1: Fórum "Vamos nos conhecer?"
Espaço para sua apresentação ( perspectiva em relação ao curso, onde trabalha, vivência com as tecnologias na escola, etc.)
- Interaja com outros colegas dando as boas vindas ao curso comentando, pelo menos uma contribuição de algum colega.

Atividade 2: Fórum "Debate Virtual - Tecnologias na Educação"
Leia os textos de José Manuel Moran - Desafios da TV e do vídeo à escola - http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm, Waldemar Seltzer - Professor combate uso precoce do computador - http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/estadao- 281104.html e registre sua presença no fórum do ambiente.

Atividade 3: Resgatando suas vivências
Explore as sugestões abaixo e selecione duas e crie um texto levando em consideração as perguntas abaixo relacionadas.
Clique nos links a seguir para conhecer algumas sugestões de aulas previamente selecionadas para análise:
- Clique aqui para acessar a sugestão de aula O Rio e a paisagem
- Clique aqui para acessar a sugestão de aula Viagem ao fundo do mar
- Clique aqui para acessar a sugestão de aula O Bafômetro e o Número de Oxidação

1. Quais as sugestões analisadas?
2. Quais os recursos tecnológicos utilizados?
3. A sugestão de aula prevê o uso de diferentes mídias? Quais?
4. O que você gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão?

Salve seu arquivo como: nomedocursistaativ3. Anexe o arquivo na Biblioteca / Material Aluno no tema Etapa 1, subtema Sugestões de Aula.

0

Módulo Introdutório

Posted by Adriana Sousa on 22:04 in ,

Objetivos:

  • Proporcionar uma visão geral sobre o uso das mídias na educação;


  • Fundamentar práticas pedagógicas, assim como discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;


  • Provocar reflexões sobre as diferentes linguagens midiáticas e preparar o cursista para a compreensão do atual contexto educacional e do papel das mídias no processo de ensino e aprendizagem.

O Módulo está distribuído em 4 Etapas que contêm diferentes atividades para serem desenvolvidas em colaboração com seus colegas ou individualmente. Vamos começar a nossa caminhada de descobertas e conhecimentos? Conto com sua participação!
Para acessar o conteúdo do Módulo, clique no formato que desejar: via Internet ou para impressão.
Abraço carinhoso,
Adriana

0

Sobre o curso...

Posted by Adriana Sousa on 21:36 in




Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso.O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.


Há três níveis de certificação, que constituem ciclos de estudo: o básico, de extensão, com 120 horas de duração; o intermediário, de aperfeiçoamento, com 180 horas; e o avançado, de especialização, com 360 horas.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores.

Entre os objetivos do programa estão: destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das instituições de ensino superior e das secretarias estaduais e municipais de educação no projeto político-pedagógico da escola e desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.


0

Encontros Presenciais

Posted by Adriana Sousa on 19:13 in
Os encontros presenciais da minha turma aconteceram nos dias 27 e 28 de outubro. Os alunos puderam se conhecer e interagir entre si e comigo além de participar da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem eProinfo. Os encontros aconteceram na Universidade Aberta do Brasil - UAB - polo de Vitória da Conquista.




Os cursistas participaram das atividades propostas no encontro e se comprometeram a participar ativamente do curso. Ânimo! Determinação! Estudo! Eis as palavras de ordem!


Sucesso para todos!


0

Escolhas...

Posted by Adriana Sousa on 16:19 in ,

É fato que, o que vivemos hoje, é fruto das nossas escolhas. Revendo a sua vida, quais as escolhas que você elege como as mais importantes? Mudaria algo? Vamos refletir sobre isso?


Que possamos sempre fazer a opção das melhores escolhas! =)

0

Início de curso

Posted by Adriana Sousa on 21:36 in
Oi turma!
Este espaço é nosso e aqui poderemos construir juntos mais uma forma de comunicação e interação durante o curso. Sugestões? Críticas? São sempre bem vindas!  Conto com a participação de todos! Sucesso!
Abraço carinhoso,
Adriana

Copyright © 2009 Mídias na Educação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.